sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Indicados VMA 2009 - Parte I

Topo

A partir de hoje e nas próximas duas sextas-feiras aqui no Pixelóide postaremos os indicados em todas as categorias do Video Music Awards 2009, a ser realizado no dia 13 de Setembro ao vivo de NY. A premiação da MTV Americana promete visto a quantidade de bons materiais produzidos nos últimos 12 meses com nomes se consolidando e outros novos surgindo no mercado fonográfico.

Como Blog dedicado ao assunto, vamos comentar cada categoria fazendo nossas apostas. Para que esse processo seja democrático, convidei dois fiéis leitores do Pixelóide para registrarem junto comigo os pontos mais relevantes de cada clipe indicado. São eles: Rebeca Arima de São Paulo-SP e Adriano Borges de Belo Horizonte-MG.

Nessa primeira parte, as categorias analisadas serão: Melhor clipe feminino, Melhor clipe masculino, Melhor clipe de pop, melhor clipe de rock e melhor clipe de hip-hop.
Vamos aos indicados:

Feminino

Melhor Clipe Feminino
Clique e assista:
Beyoncé, Single Ladies | Katy Perry, Hot'n'Cold | Kelly Clarkson, My Life Would Suck Without You | Lady Gaga, Poker Face | Pink, So What | Taylor Swift, You Belong With Me

Rebeca: Lady GaGa, show us what you've got! A nova diva pop merece o Astronauta! Embora eu goste da Katy Perry seja super cômica nos clipes dela. Pink é legal, mas nada inovador, mesma música e mesmos clipes. Taylor Swift e Kelly Clarkson são na base do "inho", bobinho, bonitinho e igualzinho. Beyoncé é uma show woman no quesito performance, mas a single lady que vai levar o prêmio é outra.

Adriano: Como a votação é aberta ao público, temos que levar em consideração a massa de fãs que votará em seu artista preferido muitas vezes sem assistir aos outros concorrentes. Na minha opinião, o melhor indicado da categoria é You Belong With Me da Taylor Swift. No entanto, como melhor clipe feminino aposto na Beyoncé com o clipe Single Ladies pois esta vem sendo tocada a mais tempo e o clipe foi executado e copiado milhões de vezes - simples e com uma coreografia chamativa.
Pixelóide: De todos os clipes, o que mais gerou repercussão foi Single Ladies da Beyoncé. Além disso, acho que esse será um dos prêmios de consolo para a cantora que disputa com Lady Gaga grande parte da premiação. A simplicidade do clipe impactou e Single Ladies foi copiado, assistido e satirizado inúmeras vezes.

Masculino


Rebeca: Kayne West, por um clipe mais simples e uma letra que não apela como os demais. Eminem continua a mesma pessoa também com o mesmo tipo de clipe, minha opininão é que ele está na lista porque ele decidiu voltar. Jay-Z coloca dinheiro demais no clipe, uma produção enorme, todavia uma música com qualidade inferior que também fala de dinheiro. Ne-yo quis conquistar as moças com a letra? Live your Life é festa no apê.

Adriano: As opções são verdadeiramente interessantes mas o destaque fica mesmo com Live Your Life. O clipe mescla máfia, hip-hop, mensagens de ambição e claro, o ingrediente infalível, Rihanna. A MTV vai adorar a escolha e tenho certeza que o vencedor será o T.I. mesmo que o cantor esteja no momento cumprindo um ano de prisão no Arkansas por porte de armas. Agradecimento pré-gravado na cela ou Rihanna subindo ao palco?

Pixelóide: Tenho minhas dúvidas quanto a essa categoria. Não sei se Eminem tem apelo como antigamente no seus clipes engraçadinhos. Enquanto T.I embala no furacão Rihanna para alavancar Live Your Life. Pra completar, Kanye West não faz muito o perfil do público votante da MTV. Bem indeciso, fico com Eminem.

Pop

Melhor Clipe Pop

Clique e assista:

Rebeca: Lady Gaga ou Britney, estou na dúvida, pode ser que a premiação possa nos surpreender. Talvez a Britney porque ela voltou muito bem com o álbum Circus e (re)conquistou o público, talvez a Lady Gaga por fazer lembrar que a música Pop existe para grudar como chiclete. Beyoncé, não vai conseguir esse ano talvez em melhor coreografia. De onde Wisin y Yandel surgiram? Confesso que não conhecia. Cobra Starship poderia ter feito parceria com qualquer outra cantora, mas foram convidar logo a Leighton Meester fazendo papel dela no seriado Gossip Girl... uma pena! A música é boa até, só que com as outras indicadas fica difícil que eles levem o Astronauta.

Adriano: Nessa categoria vence o mais dedicado fã-clube, o da Britney ou o da Lady GaGa. Levando em conta que Britney trouxe zilhões de astronautas pra casa no ano passado antes do seu comeback oficial, eu até apostaria na vitória dela agora que voltou com tudo MAS tá todo mundo querendo dar o prêmio é pra Lady GaGa, né? Categoria difícil. Adoro todos os indicados (e particularmente daria a vitória ao Wisin e ao Yandel porque reggaeton tá merecendo destaque). Enfim, vence Lady GaGa.

Pixelóide: Esse ano é de Lady Gaga. Não há nenhuma dúvida. Caso Beyoncé ganhe esse prêmio, possivelmente Gaga ganhará o melhor clipe feminino. Não creio que esses dois prêmios terão a mesma vencedora por se tratar de duas grandes potências. A disputa será bem acirrada, com diferenciação de pouquíssimos votos. Coincidência ou não, Poker Face e Single Ladies são os melhores clipes dos cinco indicados e isso só esquenta a disputa.

Rock


Melhor Clipe Rock

Clique e assista:

Rebeca: Por ser uma premiação mais comercial, Fall Out Boy é um grande candidato a levar o Astronauta de melhor vídeo de rock. Eu particularmente gostaria que o Coldplay ou o Kings of Leon ganhasse. Coldplay continua sendo a banda britânica preferida dos norte-americanos, Viva la Vida é ótima (música e clipe) mas todos já enjoaram né? E o Kings of Leon, voltou com tudo o disco Only By the Night que eu recomendo muito, o clipe é padrão então eu passo. O que aconteceu com Green Day? Wake me up when september ends. Paramore não me agrada e por essa música e clipe serem de Twilight me dá um pouco de medo que os adolescentes votem pelo casal mais sem graça (e brilhante ao sol) de todos os tempos.

Adriano: Escolha do público + fãs de Crepúsculo = vence o Paramore com Decode. Não há a menor dúvida. A música é ótima mas o clipe infelizmente é mais do mesmo quando se trata de trilha sonora. Na minha opinião, quem merecia mesmo era o Green Day com 21 Guns pois o clipe é forte e bastante poético. A edição foi bem feita e a música ajuda por lembrar "baladas" mais antigas do grupo. Coldplay não investiu muito ao fazer o clipe de Viva la Vida apesar do maravilhoso Violet Hill, o Fall Out Boy ao meu ver tem certo prazo de validade e o Kings of Leon oferece uma canção maravilhosa mas também deixa um pouco a desejar no clipe, que não incita muito o expectador.
Pixelóide: Concordo com o Adriano quando ele fala que a Crepusculomania pode fazer com que o Paramore leve o Astronauta. Mas acho que a popularidade do Coldplay nos EUA e o ótimo (não sensacional) clipe de Viva La Vida vão promover uma boa briga. Apostarei no Paramore me despindo de todos os valores de um bom clipe indo na filosofia da premiação em que o povo escolhe quem é merecedor ou não. Ignorando claro, todas as vantagem técnicas dos demais concorrentes (Green Day também tem um ótimo clipe).

HipHop


Melhor Clipe Hip Hop

Clique e assista:
Rebeca: Kayne West pelo mesmo argumento que fiz para a categoria de Clipe Masculino. Convenhamos que aquele espírito do hip-hop foi deixado um pouco de lado por esta categoria, a busca que se se faz hoje por ela é ganhar dinheiro com rimas. Asher Roth quer bancar o Eminem, um cantor de hip-hop branco e uma letra com conteúdo, digamos, esdrúxulo. Jay-Z, mesmo argumento da Categoria Masculina. Flo Rida a música e o clipe não são ruins, pelo fato dele ser novo no mercado talvez ainda não seja a vez dele.
Adriano: Eu votaria no Jay-Z pelo clipe impecável, super hip-hop, bem executado e que não deixa nenhum fã do gênero insatisfeito com o resultado, mas minha aposta fica mesmo é com Flo Rida com Right Round pois a música é realmente muito boa e uma febre em vários países. Devemos prestar atenção nessa nova corrente "dance" do Hip-Hop pois muita coisa vai sair disso. Uma pena se vencer Eminem que de novo nesse disco e nesses clipes não ofereceu nada, mas os americanos adoram clipes engraçados (vide P!nk sendo indicada). Nunca se sabe.

Pixelóide: Kanye West também não deverá sair da premiação com as mãos abandando. Com concorrentes relativamente mais fracos do que na categoria de clipe masculino e mesmo achando que ele pode não fazer tanto o perfil mais jovem do público da MTV, caso Kanye ganhe algo, será nessa categoria. O clipe é sensacional e é de longe o mais merecedor dos concorrentes.

É isso, pessoal. Na sexta que vem, vamos apostar nas categorias técnicas do VMA (as favoritas do Pixelóide, já que todas as outras são bem relativas de acordo com o apelo popular do artista). São elas: Melhor Fotografia, Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Efeitos Especiais, Melhor Direção de Arte e Melhor Coreografia.

Vale lembrar que durante a premiação, eu, Adriano e Rebeca estaremos ao vivo por aqui num liveblogging. Se você quer participar, mande um e-mail para: emaildopixeloide@gmail.com ou deixe aqui seus comentários. Estamos selecionando alguns leitores do blog para participar não só como visitantes, mas na colaboração da cobertura do evento. No mais, por enquanto, deixe sua opinião por aqui!

Enquanto isso, abaixo estão listadas as categorias que ainda serão comentadas nas próximas duas semanas:

Melhor Coreografia
A.R. Rahman & Pussycat Dolls f/ Nicole Scherzinger, Jai Ho! (You Are My Destiny)
Beyoncé, Single Ladies (Put A Ring On It)
Britney Spears, Circus
Ciara f/ Justin Timberlake, Love Sex Magic
Kristinia DeBarge, Goodbye


Melhor Fotografia
Beyoncé, Single Ladies (Put A Ring On It)
Britney Spears, Circus
Coldplay, Viva La Vida
Green Day, 21 Guns
Lady Gaga, Paparazzi


Melhor Direção
Beyoncé, Single Ladies (Put A Ring On It)
Britney Spears, Circus
Cobra Starship f/ Leighton Meester, Good Girls Go Bad
Green Day, 21 Guns
Lady Gaga, Paparazzi

Melhor Edição
Beyoncé, Single Ladies (Put A Ring On It)
Britney Spears, Circus
Coldplay, Viva La Vida
Lady Gaga, Paparazzi
Miley Cyrus, 7 Things


Melhor Efeitos Especiais
Beyoncé, Single Ladies (Put A Ring On It)
Eminem, We Made You
Gnarls Barkley, Who's Gonna Save My Soul
Kanye West f/ Mr. Hudson, Paranoid
Lady Gaga, Paparazzi


Melhor Direção de Arte
Beyoncé, Single Ladies (Put A Ring On It)
Britney Spears, Circus
Coldplay, Viva La Vida
Gnarls Barkley, Who's Gonna Save My Soul
Lady Gaga, Paparazzi

Revelação
3OH!3, Don't Trust Me
Asher Roth, I Love College
Drake, Best I Ever Had
Kid Cudi, Day N' Nite
Lady Gaga, Poker Face


Clipe do Ano
Beyoncé, Single Ladies (Put A Ring On It)
Britney Spears, Womanizer
Eminem, We Made You
Kanye West, Love Lockdown
Lady Gaga, Poker Face


Clipe Inovador
Anjulie, Boom
Bat For Lashes, Daniel
Chairlift, Evident Utensil
Cold War Kids, I've Seen Enough
Death Cab for Cutie, Grapevine Fires
Gnarls Barkley, Who's Gonna Save My Soul
Major Lazer, Hold The Line
Matt And Kim, Lessons Learned
Passion Pit, The Reeling
Yeah Yeah Yeahs, Heads Will Roll


Melhor Clipe (Que Deveria Ter Recebido um Astronauta de Prata)
Beastie Boys, Sabotage
Björk, Human Behaviour
David Lee Roth, California Girls
Dr. Dre, Nuthin' But A 'G' Thang
Foo Fighters, Everlong
George Michael, Freedom
OK Go, Here It Goes Again
Radiohead, Karma Police
Tom Petty And The Heartbreakers, Into the Great Wide Open
U2, Where The Streets Have No Name


9 comentários:

Wesley disse...

abaixo esse esquema do publico escolher pq senao a mtv vai dar apoio pra pessimas produçoes. Eu aposto na Katy Perry pro feminino, T.I. pro masculino, Lady Gaga pro pop, Coldplay pro rock e hip hop nao sei talvez o Jay-z.

Rebeca disse...

Muito obrigada por ter me convidado para comentar o VMA aqui no Pix! Tô adorando fazer parte da equipe pro evento! Mal posso esperar pro dia da premiação.

Gente não é pouca coisa não, é bem difícil fazer apostas, criticar sem falar mal de bandas e músicas que você nem gosta tanto.

Jader Maia disse...

Wesley, muito obrigado pelo comentário e apostas. Quer participar com a gente no liveblogging?

Bequitam eu que agradeço você por arrumar um tempinho no seu dia a dia pro Pix!

Priscila disse...

A lady gaga deve levar varias categorias!!1! Bah estranho a Katy Perry nao estar indicada ao clipe pop com aquele Hot and Cold.

Luc@s disse...

Se deus quiser a nossa diva Britney vai levar todos pra casa e deixar essa GaGa de mãos abanando kkkkk. Ta muito cedo pra ela ganhar qualquer coisa a mulher apareceu agora.

conrado almada disse...

hahaha!
que ótimo isso ein jader?!
pixelóide rompendo a barreira do som e ampliando os horizontes.
keep walking...

Jader Maia disse...

Concordo, Priscila. Acho mais estranho ainda a Katy Perry não ter sido indicada com o clipe Wake Up In Vegas que é muito melhor.

Lucas, nem acho cedo não. A Gaga merece os prêmios que ela levar.

Conrado, valeu cara. Obrigado mesmo. Chegou a ver a seua entrevista por aqui?

José Elias disse...

Aposto na Beyoncé e na Lady Gaga, não vi Britney fazer esse sucesso todo(apesar dos seu milhões de fans),
Acho que a Beyoncé fica com:
Melhor Coreografia
Melhor clipe feminino
Lady Gaga com todo o resto, talvez Britney ganhe um

blogger disse...

Britney com certeza irá levar com o clip womanizer!
melhor fotografia,edição,direçaõ de arte!
ela é melhor do que todass!!
juntass!!
Britneyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

Postar um comentário