sexta-feira, 30 de abril de 2010

XXXtina

aguilera

Christina Aguilera, Not Myself Tonight
Bionic (2010)
Diretor: Hype Williams


Depois de uma semana de teasers divulgados em seu website, finalmente foi lançado o vídeo do primeiro single Not Myself Tonight do quarto álbum, Bionic, da cantora Christina Aguilera. A primeira coisa que se sente ao assistir o novo clipe é que abriram as portas (dos fundos) do sex shop. A cantora abre o vídeo linda, conversando com a câmera enquanto os belos olhos azuis e o bocão vermelho, dão lugar a uma Xtina completamente amarrada por correntes douradas, amordaçada numa cadeira vermelha. O vídeo tem cortes rápidos, muitas pessoas, Xtinas fakes repetidas, cílios postiços, orgias na igreja, do it with a boy, do it with a girl, muitos figurinos e 500km de látex. O que é ótimo, já que (por favor) você não espera nada clean de um tema sadomasoquista. Para balancear isso, a maior parte do clipe corre em fundo branco, exaltando ainda mais as peças brilhantes e gritantes do figurino e a própria cantora. O que não impede de observarmos a assinatura do diretor Hype Williams ao combinar câmera de frente pro artista o focando em primeiro plano e uma cor sólida no fundo iluminado, já que mesmo em branco dá pra ver a luz forte atrás.Como é de costume, a música promete ser um mega hit e explora ao máximo os belos e fortes vocais que Xtina tem (uma das poucas no meio pop) e adicione a esses gritinhos, muita roupa de látex, guerra de referências e você tem um vídeo sex appeal polêmico de sucesso. O que podemos ver no clipe é que realmente ela não é a mesma garota que debutou em I Turn To You” mas também não vejo nova face, nova imagem, nova atitude. Xtina sempre explorou o lado erótico em suas apresentações e em seus vídeos tal qual Madonna em Justify My Love e Erotica, vídeo de 92 que ainda consegue ser mais sádico e natural que Not Myself Tonight. Além de claras referências ao engatinhar até a tigela de leite, dançarinos na chuva, e cantar no topo de uma escada esfumaçada, que vem de Express Yourself. Quanto à polêmica de Gaga, apenas dispensaria os óculos Carrera e o fogo de fundo com roupa branca (clique aqui e compare). Mas quem sabe não é essa mesma a intenção já que as referências são tão obvias e o próprio título da musica é esse? De qualquer forma, o que temos é Xtina finalmente voltando à fase Stripped um pouco menos de censura.




Tielly Ogura (@tielly) é pop, nipônica, e autora desse post colaborativo.
Conseguiu fugir do "é cópia, não é" e fez um post brilhante para o Pixelóide. Valeu, Ti.




nota7NOVAB

6 comentários:

Thiago Muniz disse...

Gente, quero a Ti como colunista fixa no Pixelóide!

Maravilha de post, delícia de ler e concordo com tudo que ela escreveu.

drano disse...

Ótimo texto, Tie! Só a nossa Christina mesmo para trazer um pouco mais de super produção para esse mundo dos clipes que andava um tiquinho deixado de lado em termos de esforço. O clipe resolve tão bem a temática da letra que nos permite confundir imagem com música e relembrar que se tem alguém hoje em dia que não se contenta em ser implícita, that's xtina!

Lembrando que Christina faz bem em relembrar Madonna já que não se deve esquecer os tijolos colocados pelos outros ícones do gênero.

MAL POSSO esperar pelo resto do disco e os outros clipes!

beijão!

OBS: Sorry, preciso! O óculos é merchandising dessa marca que tá querendo entrar de vez nos EUA. O fogo não é ela lembrando GaGa, é ela queimando o armário da Shakira em Shewolf!

drano disse...

Tielly para colunista fixa!!!!!!!!!!!!!

Thalyta disse...

Achei brilhante a observação do nome da música justificar as tantas referências no clipe.

E acho que usá-las - as referências - sem nenhuma sutileza, é uma sacada genial pra quem não consegue pensar em nada diferente em termos de se criar e construir uma diva pop.
Estou aqui pensando se é só minha a impressão de que, no momento e depois de L.Gaga, não há mais o que inventar - nesses termos. O jeito é perpetuar a ideia...até que ela banalize?. Me conta, Ti! rs

Ahz! Nossa diva nipônica, com Y!
hahaha

Beijos

Thalyta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe disse...

Achei tudo muito forçado. Só é bonito visualmente, a música é bem fraca.

Postar um comentário