sábado, 15 de agosto de 2009

Indicados VMA 2009 - Parte II

Topo

Bem, como programado, o Pixelóide faz agora suas apostas para as categorias técnicas do VMA 2009. A maior premiação do videoclipe mundial vai ao ar no dia 13 de Setembro. A MTV Brasil fará transmissão ao vivo e por aqui, a nossa cobertura será um liveblogging! Todos os comentários e reações diante do mega evento serão aqui analisados com convidados especialíssimos que entendem do assunto. Dois desses parceiros, Adriano Borges (BH/MG) e Rebeca Arima (SP/SP), foram "intimados" para fazerem suas apostas em todas as categorias. Nessa parte 2 do especial VMA no Pixelóide, analisaremos os indicados e os possíveis campeões de cada categoria, sendo elas: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Coreografia, Melhor Efeito Especial e Melhor Direção de Arte.

Coreografia

Melhor Coreografia

Adriano:
O resultado desse categoria não será surpresa pra ninguém. Ganha Single Ladies (Put A Ring On It), coreografia de Jaquel Knight & Frank Gatson Jr. que marcou 2009 e fez escola/foi copiada por outros vários artistas. Outro acerto é a coreografia de Circus que em conjunto com a edição e a fotografia foi potencializada e atingiu um resultado ótimo, raro de se ver. Apesar disso, o prêmio fica mesmo é com a Beyoncé.

Rebeca:
Beyoncé, ela sabe no que ela é boa,não tenho outra justificativa. Confesso que ao ouvir Jai Ho é impossível não querer dançar, o ritmo da música já te embala. Porém, não merece o astronauta, poderia ser mais sincronizado as demais PSD poderiam prestar atenção na dança da Nicole que "coordenava" as danças. Circus tem sua coreografia, mas não os méritos pro prêmio. Love Sex Magic conseguiu encaixar a coreografia ao clipe e a música, é bastante ousado. Nunca tinha ouvido falar nessa moça Kristinia DeBarge, nada surpreendente na coreografia.

Pixelóide: Single Ladies é a Macarena de 2009. O grande mérito do mais recente disco de Beyoncé vai ganhar essa categoria, sem nenhuma dúvida. A única outra coreografia que pode ameaçar minimamente é Jai Ho. Mas, acredito que os críticos levarão em conta que trata-se de uma versão da mesma dança realizada nos momentos finais de Quem Quer Ser Um Milhonário, filme muito bem recebido pelo Oscar de 2009. Apesar de Beyoncé querer reproduzir sem sucesso um novo Single Ladies a cada clipe lançado, a artista só comprova que efeitos como esses são espontâneos.

Fotografia

Melhor Fotografia

Adriano:
A fotografia mais perigosa e que necessitava de um profissional bem competente era a de Viva la Vida com essa história de colocar o grupo para tocar dentro de uma pintura. Efeitos especiais a parte, a execução foi primorosa e John Perez conseguiu evitar o cliché e nos mergulhar no clipe, os ângulos escolhidos ficaram muito bons no resultado final para o Coldplay.

Rebeca: Sou suspeita para falar de fotografia por gostar muito, já que a partir desta categoria e seguintes por serem técnicas, e não são da minha área, pedi ajuda ao Pixelóide (obrigada!). Eu escolho Circus da Britney Spears, durante todo o clipe trouxe um ar circense, a luz amarelada e "desbotada" fora o cenário (óbvio), é assim que vejo o ambiente de um circo. Em Single Ladies, há uma mudança constante de iluminação durante todo o clipe, ficou bem bacana só que nada espetacular. Apesar de gostar muito dos clipes do Coldplay Viva la Vida ficou parecido com a capa do disco (La liberté guidant le peuple do pintor francês Eugène Delacroix) ou de demais quadros pintados a óleo, foi bem interessante e bonito eles usarem esse recurso, as cores e efeitos. Vou criticar o Green Day de novo, eles parecem que pararam no tempo e não mudam os ares dos clipes pra mim continuam os mesmos. Só não escolho a Lady GaGa porque achei o cenário e luzes excessivamente artificiais, mas o clipe é excelente e o nome da música é uma ironia para a categoria.

Pixelóide: De todos os clipes, o único realizado em chroma key é o do Coldplay. Assim sendo, ter um clipe com fotografia considerada mesmo com a utilização desse recurso é um bom mérito. Convenhamos que tornar um estúdio verde com aplicação de imagens numa bela fotografia é muito mais difícil do que já ter a disposição uma bela locação e direção de arte. A iluminação de Viva La Vida somada a tratamentos de pós torna as imagens uma verdadeira obra de arte. Apesar disso, gosto da fotografia dos clipes de Green Day, Britney e da Lady Gaga.

Efeito Especial

Melhor Efeito Especial

Adriano:
Paranoid, Kanye West com efeitos da Wizardflex é com certeza a minha aposta. O resultado ficou ótimo, trouxe uma fluidez extrema ao vídeo e auxiliou bastante um roteiro que já foi concebido com bastante esperteza. Se você sente vontade de assistir de novo um clipe que você já viu, então ele realmente merece destaque. Os efeitos especiais dão um toque a mais ao enredo e à música sem pecar pelo exagero.

Rebeca:
Paranoid do Kanye West é um clipe que eu não conhecia, é bem interessante nos efeitos porque parece "paranóico" desde o início do clipe, adorei o fato da Rihanna participar e só se mexer. Em Single Ladies os únicos efeitos que consigo perceber são os das luzes, logo não é nada demais (pra mim). Os efeitos de We Made You tiveram que se adaptar ao estilo exagerado do Eminem. No clipe do Gnarls Barkley também tem um exagero de efeitos que não me agradam. Em Paparazzi os efeitos são consideráveis mas não me causou nada em especial.

Pixelóide: Desconsiderando as palhaçadas do Eminem, e os modestos efeitos de continuidade em Single Ladies, a batalha ficará entre Paranoid de Kanye West e Who's Gonna Save My Soul do Gnarls Barkley. O clima sin city e a cantora Rihanna podem fazer ter um bom peso para que o astronauta vá para Kanye mas a criatividade dos Barlkey pode colocá-los todos no bolso. Quanto a Paparazzi de Lady Gaga, creio que os efeitos são bem inferiores mas, propositalmente para fazer jus a estética e roteiro nonsenses.

Direção de Arte

Melhor Direção de Arte

Adriano: É só o clipe do Gnarls Barkley não vencer e tá tudo bem. Que mau gosto esse coração, se fosse pra criar polêmica mas nem isso ele conseguiu. O melhor candidato e minha aposta nessa categoria é Circus, (Britney Spears) com direção de arte de Laura Fox e do Charles Varga. Os dois não só acertaram na ambientação não deixando-a mergulhada no clichê do tema como também refletiram a sensação de urgência que temos ao ouvir a melodia da música.

Rebeca:
Fico com Circus (Britney Spears) como melhor Direção de Arte, por se adaptar tão bem ao tema e clima circense de maneira sutil. Em Single Ladies não vejo nada considerável. Com Who's Gonna Save My Soul a letra se adapta ao clipe, mas menos que Circus. Quase escolhi o Coldplay, não fiz isso porque eles se preocuparam mais em manter o caráter da banda e a capa do disco. Ficaria na dúvida entre Lady GaGa e Britney de novo, já que a Lady exagera fico com a Britney.

Pixelóide: Aposto em Lady Gaga. O tema circense não é tão difícil de se ornamentar. Picadeiro, lonas, palhaços, muito vermelho, dourado e pronto. Lady Gaga partindo de uma concepção de roteiro mais específico ganha pontos na direção de arte pelas impecáveis locações. Não considero que Coldplay ou Beyoncé tiveram cuidados em excesso com a direção de Arte a ponto de serem considerados para a categoria.

Edição

Melhor Edição

Adriano: Minha aposta (e também quem eu gostaria que ganhasse) é o Jarrett Fijal com 7 Things de Miley Cyrus. A edição foi o aspecto mais acertado neste clipe e o que mais contribuiu para que a obra fosse bem sucedida. Não só os cortes exatos e a escolha a dedo dos maneirismos de cada garota são inteligentes mas também o jogo entre a letra cantada pela cantora e a letra cantada pelas anômimas.

Rebeca:
Lady GaGa, o vídeo clipe de Paparazzi não deixa de ser uma historinha com um começo, meio e fim. Repararam como ela cresce durante o video? É um dos clipes mais absurdos que já vi, pois ninguém dançaria de muleta, assim como a própria Lady GaGa. Gostei bastante da edição do clipe de Circus pelo tema, pelas faíscas que caem "sobre" ela, todavia ela acho que ela não vai levar. Sobre a Miley Cyrus, só a sincronia da música com a dublagem das meninas que foi considerável, perdão mas não gosto dela. No clipe da Beyoncé, convenhamos, não teve muito o que editar. Gostei bastante da edição do Viva la Vida, ficou bem no estilo do Coldplay, mas poderia ser bem melhor.

Pixelóide: Gosto da edição "quase" plano sequência de Single Ladies, mas mesmo assim, não acho suficientemente merecedor de um prêmio. Gosto da montagem de Lady Gaga no clipe Paparazzi. Como quase um curta metragem, o clipe tem sequências no tempo exato para manter a narrativa do clipe ao mesmo tempo ritimado na música.

Direção

Melhor Direção

Adriano: O clipe com a direção mais expressiva destes que foram indicados é Paparazzi da Lady GaGa. Jonas Akerlund acerta ao não se esquecer que videoclipes são diferentes de curtas e possuem linguagem própria. A dosagem entre os dois estilos foi bem equilibrada e agrada bastante. O resultado ficou elegante bem como bastante pop.

Rebeca: Pelo conjunto da obra, Jonas Akerlund merece o astronauta por ter feito um trabalho absurdo (não vejo outro adjetivo pra Lady GaGa) e quase impecável em Paparazzi. Jake Nava buscou o melhor da Beyoncé. Poderia ter escolhido o Francis Lawrence também porque Circus ficou incrível só que faltou uma pitada de "It's Britney bitch!". Marc Webb poderia ter dado a dica ao Green Day para mudar o estilo dos clipes. Kai Reagan fez um bom trabalho, mas quase um episódio de Gossip Girl.

Pixelóide:
Antes de mais nada, não entendi o motivo pelo qual a MTV deixou de fora em vários clipes com direção de Joseph Kahn. O diretor fez bons trabalhos com outros artistas, mas não foi considerado. Dos relacionados acima, concordo que Jonas Akerlund é o mais indicado por seu excepcional trabalho em Paparazzi. Deixar um clipe único, de acordo com a personalidade de cada artista, não é das tarefas mais fáceis. Todos os outros clipes poderiam ter sido feito por qualquer outro artista. Paparazzi não, é sob medida e não imagino outra pessoa protagonizando-o se não Lady Gaga.

Por hoje é só! Na próxima sexta, vamos comentar Revelação, Clipe do Ano, Clipe Inovador e Melhor Clipe não premiado com um Astronauta de Prata. Caso queria ver as demais categorias, CLIQUE AQUI! E não se esqueça, tem liveblogging durante o VMA 2009, no dia 13 de Setembro aqui no Pixelóide!


5 comentários:

Rebeca disse...

dessa vez nós três concordamos mais com as respostas do que na primeira vez.

obrigada por ter me ajudado hahaha

Anônimo disse...

ah, eu adoro o clipe do Gnarls Barkley e super torço por ele. pode ser meio nojento mas acho fantástico. fora isso torço bastante por paparazzi. apesar de não gostar muito da Lady GaGa acho o clipe fantástico.

Anônimo disse...

ah, eu adoro o clipe do Gnarls Barkley e super torço por ele. pode ser meio nojento mas acho fantástico. fora isso torço bastante por paparazzi. apesar de não gostar muito da Lady GaGa acho o clipe fantástico.

drano disse...

Nossa! Concordamos bastante mesmo nas respostas. VMA tá chegaaando!

Jader Maia disse...

Gui, valeu pela visita e pelo comentário. Também acho o clipe dos Barlkeys genial. Original, criativo, ousado.

Drano, Bequitam e Pixelóide cada vez mais sincronizados!

Postar um comentário